Em comemoração aos 330 anos, a prefeitura de Curitiba está planejando a construção de uma praça equipada com mirante no alto do bairro Vista Alegre. A estrutura será montada em um terreno que é de propriedade do município, circundado pelas ruas José Antoniassi, Roberto Barrozo e Rosa Saporski. O projeto, da praça, é assinado pelos arquitetos Mauro Magnabosco e Gérson Smal, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), e aprovado pelo prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD).
A implantação da praça e a preservação de áreas verdes, que servem como espaços de lazer e convivência da população, compõem o projeto “Curitiba Viva Bem”, o qual é uma série de políticas públicas visando promover a saúde e a qualidade de vida dos curitibanos.
Para a construção da estrutura, o projeto optou em reaproveitar a topografia do terreno, que apresenta um alto índice de desnível, superando os 10 metros. A praça da Araucária, como foi batizada, terá uma área de aproximadamente 4 mil m², tendo uma função de aproveitamento de terreno, permitindo a acessibilidade para quem se desloca a pé. O trecho contará com escadarias e rampas, favorecendo assim as caminhadas. A previsão é que a praça seja entregue até dezembro de 2023.