Começou nesta semana em Curitiba o “Projetando Cidades” que promoverá projeções e instalações luminotécnicas que transformam o ambiente para uma nova possibilidade de arte integrando com a arquitetura, junto dos espaços e ambientes. O Projetando Cidades é uma proposta de Fredy Kowertz, que é professor de produção cultural e especialista em produção técnica que pretende transformar os pontos turísticos da capital paranaense. O objetivo, além disso, é transformar a arquitetura de espaços públicos por meio da arte digital. Conhecidas por “Lusco Fusco”, as projeções trarão elementos como paisagens, cachoeiras, rios, árvores e florestas.
O Projetando Cidades durará todo o mês de junho, terá seis obras de artistas do mundo todo e uma instalação de projeção interativa que ficarão nas paredes dos prédios das ruas da cidadania e nos arredores das regionais da cidade. A intenção é chamar a atenção do público para as novas possibilidades que a tecnologia permite para a arte.
Serão cinco dias, um em cada regional – do Boa Vista, Pinheirinho, Carmo, Fazendinha e Santa Felicidade. A ideia é sugerir o que ali antes existia, e que, em algum momento, foi retirado para dar lugar ao concreto e asfalto do centro de Curitiba.
Serviço
Projetando Cidades 2022 – Programação
Data: 09 a 28 de junho, das 13h às 19h
Exposição de Arte Digital “Lusco Fusco” nas paredes dos prédios das Ruas da Cidadania e arredores das regionais Boa Vista, Pinheirinho, Boqueirão, Fazendinha e Santa Felicidade
Projeções Mapeadas
Data: de 09 a 28 de junho, das 18h às 20h
10/06 – Regional Boa Vista
15/06 – Regional Pinheirinho
21/06 – Regional Boqueirão
24/06 – Regional Fazendinha
28/06 – Regional Santa Felicidade