A cidade de Curitiba conquistou, mais uma vez, o título de Cidade Mais Inteligente e Conectada do Brasil. O estudo do Connected Smart Cities 2022 avalia aqueles municípios brasileiros que possuem mais de 50 mil habitantes e o objetivo é mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil. O ranking estabelecido pelo estudo é composto por 75 indicadores que são ainda divididos em 11 eixos: governança, mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, educação, segurança, saúde, economia e empreendedorismo.
Curitiba ocupa novamente a primeira colocação, posição que já ocupou em 2018. Além de estar na liderança como a Cidade Mais Inteligente e Conectada do Brasil, a capital paranaense também ficou em primeiro lugar quando se leva em consideração Empreendedorismo, em segundo lugar em Tecnologia e Inovação, terceiro em Urbanismo, na oitava posição em Meio Ambiente e na nona em Governança.
Ainda segundo o estudo, Curitiba colhe os frutos dos investimentos em empreendedorismo e tecnologia e inovação, se destacando com quatro polos tecnológicos e 12 incubadoras de empresas o que provocou um crescimento de 2,44% na quantidade de empresas de tecnologia e 17,3% em microempresas individuais (MEI)
Luís Gustavo Oliveira