O interesse pela área de educação despertou muito cedo em Luana Costa. Com apenas 11 anos de idade, ela já auxiliava professoras em contraturno em uma escola de ensino infantil e primeiros anos de alfabetização, próxima a sua casa. Ela conta que na época as coisas eram um pouco mais simples, então foi por isso, que sua jornada pode ser iniciada muito cedo. Com cerca de 3 anos de experiência nesta instituição, Luana conta que ali se viu apaixonada pela área de educação.
Neste período Luana cursou seu magistério e ingressou na faculdade de letras, porém não finalizou o curso pois engravidou faltando apenas 2 semestres para a conclusão da licenciatura. Com isso, mesmo trabalhando em escolas particulares, agora sem formação conclusa e com um filho recém nascido, o valor que ela recebia acabou não sendo o suficiente para se manter. Foi neste momento que Luana passou a ter interesse pela Gestão Escolar, já que percebeu que as escolas apresentavam muitas limitações em diversos setores. Foi em uma das escolas em que trabalhou, onde conheceu a professora, com quem teve muita afinidade e que veio a se tornar sua sócia em sua própria escola.
Com apenas 21 anos de idade, Luana e sua colega passaram a trabalhar em seu próprio projeto de escola. Com vários empréstimos em nomes de familiares, ela investiu na construção de sua escola. Enquanto a escola era construída, ela e sua colega permaneceram trabalhando, somente quando a obra foi finalizada, Luana passou a se dedicar inteiramente ao seu novo empreendimento. Foram muitos meses de propaganda e panfletagem intensa para chamar alunos para a instituição.
A escola inaugurou com 8 alunos e foi assim por 1 ano, até que sua sócia resolveu sair de seu emprego e se dedicar apenas à escola. Mais um ano se passou com as duas trabalhando juntas, porém elas tinham ideias muito conflitantes, o que acabou gerando a saída desta sócia. Luana conta que os primeiros anos de sua escola foram bem complicados, onde ela teve que escolher entre pagar a conta de energia da escola ou de sua casa. Luana e o filho passaram muitos fins de semana dentro da escola por falta de luz e de alimentos em sua casa.
Com todas as dificuldades financeiras que Luana enfrentava em sua escola, ela entendeu que precisava buscar maneiras alternativas para arrecadar verba para a instituição, além dos valores das mensalidades dos alunos. Ela aponta que um dos maiores erros de escolas é depender prioritariamente dessas mensalidades, segundo ela é preciso ofertar mais produtos para esta clientela, para que haja uma renda maior e mais fixa.
Uma das alternativas encontradas por Luana foi auxiliar outras escolas e educadores na produção de materiais didáticos. Com um trabalho de qualidade, sua demanda de alunos foi aumentando cada vez mais, Luana passou a dar várias festas e organizar diversos eventos com o intuito de chamar a atenção da comunidade. Foram 7 anos para se firmar na comunidade e no oitavo ano veio a oportunidade de abrir uma nova sede.
Com todo o sucesso de suas escolas, Luana não desejava perder nenhum de seus alunos, quando ela percebeu que toda sua turma do infantil V iria sair de sua escola, ela decidiu procurar um outro local com mais espaço para abrir mais turmas, agora do ensino fundamental. E foi o que ela fez, hoje suas escolas oferecem turmas da educação infantil até o 9° ano do ensino fundamental e ela tem o projeto de abrir uma nova sede nos próximos anos para ofertar também o ensino médio, além de uma escola de natação.
Em paralelo a administração de suas escolas, Luana buscou se especializar em várias áreas dentro da gestão. Ela cursou Pedagogia, Gestão de Pessoas e Resolução de Conflitos e fez seu Mestrado em Formação de Professores e Dificuldades de Aprendizado na PUC SP. Atualmente ela cursa o quarto período de Direito, pois entendeu que dentro do ambiente escolar existem muitas questões jurídicas envolvidas, então optou por se especializar na área.
Com toda a experiência adquirida ao longo dos anos, Luana decidiu compartilhar seu conhecimento com demais gestores e diretores de escolas. O objetivo de Luana é auxiliar as pessoas a começarem de uma maneira mais tranquila, já que ela passou por diversas dificuldades em seu início já que não tinha experiência, estava sozinha, sem expertise, sem apoio ou recursos. Luana destaca que decidiu se dedicar a Gestão Escolar e mudar sua forma de gerenciamento porque observou que o que diferenciava cada escola era a postura que a diretora tomava, de resistência ou de desistência. A partir disso ela se aperfeiçoou e hoje se dedica a ajudar outras pessoas a terem sucesso, assim como ela.
Ela criou um grupo com essas pessoas no WhatsApp onde diversas questões e dúvidas são supridas, há uma troca de experiências de todos os lados. Dentro deste grupo, conforme foram surgindo questões, Luana passou a levar vários especialistas para conversar com esses diretores e gestores, como advogados, contadores e etc, foi quando surgiu a ideia de criar uma mentoria.
Com seu perfil do Instagram dedicado exclusivamente para a mentoria, ela passou a auxiliar pessoas a terem lucros reais com suas escolas. Com mais de 15 anos de experiência na área, Luana conta que seu objetivo com a mentoria é acertar o processo de desenvolvimento dessas pessoas que iniciaram suas escolas, “mostrando para elas uma forma de desenvolver resultados muito mais rápidos, consistentes e lucrativos”. Com sua mudança de gestão, em poucos meses houve um crescimento em 10 vezes em suas escolas.
Luana Costa tem três instituições de sucesso na cidade de Curitiba, a Escola Ponto de Partida (primeira sede), Escola Ponto de Partida Baby (sede de educação infantil) e
Escola Ponto de Partida Júnior (sede de ensino fundamental). Filha de mãe solo, criada por seus avós no interior do Paraná, hoje ela reside na capital paranaense, com seus dois filhos e seu esposo.
Para conhecer mais sobre seu trabalho, acesse o perfil no Instagram @clube.dediretores.