As inscrições para o edital Inova Cultura começam nesta sexta-feira (28). A iniciativa busca apoiar soluções tecnológicas, sustentáveis e criativas que ajudem no desenvolvimento e na modernização da cultura na região atendida pela Sudene.
O edital é resultado de uma parceria entre o Ministério da Cultura (MinC) e a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Segundo o governo federal, a proposta reforça o compromisso de incentivar a inovação cultural e fortalecer os ecossistemas criativos do Nordeste.
Podem participar sociedades empresariais e startups que estejam formalmente constituídas e ativas há pelo menos 12 meses. As empresas também precisam estar localizadas na área de atuação da Sudene, que inclui os nove estados do Nordeste, além do norte de Minas Gerais e do Espírito Santo.
O objetivo do edital é selecionar projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&DI), além de modelos de negócio inovadores que contribuam para ampliar o acesso à cultura e fortalecer iniciativas criativas na região.
De acordo com a secretária de Economia Criativa do MinC, Cláudia Leitão, a chamada pública é “um passo fundamental para impulsionar uma cultura mais conectada, interativa e preparada para as novas realidades sociais”. Ela destaca que o programa incentiva propostas que dialoguem com o futuro da cultura no país.
Os projetos inscritos devem priorizar benefícios como ampliar o acesso às artes, estimular a participação do público, aumentar a circulação de conteúdos culturais, promover experiências imersivas e interativas e fortalecer o empreendedorismo inovador, especialmente nas expressões populares.






