A cidade das Cataratas se tornou o único município das Américas a aderir à Aliança Internacional de Turismo com a República Popular da China. O acordo com Foz do Iguaçu, faz parte de uma iniciativa do Ministério da Cultura e Turismo da China, que agrega 52 cidades e 24 países, que tem como objetivo estabelecer cooperação e fraternidade entre os locais escolhidos, e desenvolver intercâmbios sociais e culturais.
Para o Secretário de Turismo de Foz do Iguaçu André Alliana o acordo é uma “grande oportunidade para apresentarmos nossa cidade, construir parcerias e fazer trocas de experiências e políticas de divulgação com cidades estratégicas ao redor do mundo.”
Já o diretor geral do ministério da Cultura e Turismo da China, Wan Ting, comentou que “A aliança tem grande significado, não apenas para a China, mas para as relações internacionais com diversos países. Essa parceria visa estabelecer a cooperação no setor turístico, para que possamos apresentar Foz do Iguaçu na China”.
Essa aliança começou com o projeto desenvolvido entre o prefeito do município, Chico Brasileiro com o Embaixador Chinês no Brasil, Zhu Qingqiao, que aderiu a cultura asiática do Ano Novo Chinês, com a aprovação a Lei Municipal no 5.212/20232, que firma a data como evento oficial da cidade.
A celebração anual do evento ocorre em espaços públicos, e também tem exposições artísticas que aproximam a comunidade chinesa com sua cultura, e assim também apresentar as festividades e costumes chineses aos turistas que visitam Foz do Iguaçu.
Priscila Lopes






