O mundo da tecnologia está prestes a dar mais um salto com a introdução da rede 6G, que promete velocidades de conexão até 100 vezes maiores do que as do 5G, atual conexão mais rápida.
Empresas de tecnologia e telecomunicações na China, EUA e Coreia do Sul lideram os avanços, com os primeiros testes comerciais previstos para 2026 em países do norte global.
Além de uma internet ultrarrápida, o 6G permitirá inovações em áreas como saúde, transporte e inteligência artificial. Tecnologias como telemedicina em tempo real e carros autônomos altamente conectados serão mais acessíveis, transformando a vida cotidiana.
Entretanto, desafios como infraestrutura, regulamentação e custos de implementação precisam ser superados antes que o 6G se torne amplamente disponível, principalmente em países subdesenvolvidos.
Especialistas também alertam para a necessidade de garantir que essa inovação seja inclusiva, evitando ampliar desigualdades digitais mesmo em diferentes aparelhos, o que não ocorreu com o 5g.
O 6G representa o futuro da conectividade global, trazendo oportunidades para impulsionar economias e melhorar a qualidade de vida. Contudo, sua implementação exigirá cooperação entre governos, empresas e sociedade.
Foto: Getty Images