
O Deputado Luiz Claudio Romanelli afirmou na Assembleia Legislativa do Paraná, que o entorno do reservatório da Usina Hidrelétrica de Chavantes, é uma ótima oportunidade para desenvolver o turismo da região. Segundo Romanelli, há conversas sobre o projeto, junto com os dirigentes da Associação Turística do Norte Pioneiro do Paraná (Antunorpi) e com a Secretária do Turismo. O intuito do Deputado é criar um desenvolvimento econômico da região baseado no ecoturismo.
A Hidrelétrica de Chavantes está localizada na divisa entre Paraná e São Paulo e abrange várias cidades de ambos os estados. Entre os municípios do Paraná estão Andirá, Ribeirão Claro, Carlópolis, Siqueira Campos, Jacarezinho e Salto do Itararé no Norte Pioneiro e os municípios de São Paulo são Chavantes, Ourinhos, Canitar, Ipaussu, Timburi, Piraju, Fartura, Bernardino de Campos, Itaporanga e Barão de Antonina.
O projeto, segundo o Deputado Luiz Romanelli, é fortalecer o turismo nessa região, já que através da bela paisagem formada pela represa de Chavantes, há uma grande possibilidade de atividades turísticas a serem desenvolvidas na região. Entre elas o turismo náutico, o chamado turismo de aventura e de mergulho, com um destaque maior para o ecoturismo, que envolve a revitalização e a preservação de seus mananciais e das matas ciliares.
Para Romanelli é essencial que haja uma ação conjunta entre Estados e Munícipios para desenvolver o turismo, pois como se sabe, o turismo é uma grande fonte de renda e de trabalho para diversos cidadãos. No mês de julho os Secretários do Turismo do Paraná e São Paulo, Marcio Nunes e Roberto Lucena, assinaram um convenio para a melhoria e prestação dos serviços públicos para a região.
Angra Doce
Angra Doce foi o apelido dado a região da Usina Hidroelétrica de Chavantes. Com a construção da barragem, uma linda paisagem verde e azul se formou, gerando uma série de comentários e comparações com a região de Angra dos Reis, localizada no Estado do Rio de Janeiro, na costa Fluminense. Com pequenas ilhas que cortam as diversas cidades do Norte Pioneiro Paranaense e o Estado de São Paulo, a região tem grande potencial turístico.
A Associação Turística do Norte Pioneiro do Paraná (Antunorpi) é o órgão responsável pelo desenvolvimento e preservação da bacia de Chavantes. O presidente da Atunorpi, Welington Bergamaschi, destacou na Assembleia Legislativa a importância do equilíbrio entre o aumento do turismo e a preservação ambiental.






