Curitiba vai celebrar uma nova tradição no calendário cultural da cidade: a primeira edição da Festa do Círio de Nazaré está marcada para 5 de outubro, a partir das 10 horas, promovida pela Barraca da Amazônia, em parceria com o Festival Arca e o Garibaldis e Sacis. A Prefeitura Municipal e a Fundação Cultural de Curitiba também apoiam a iniciativa.
Embora o local oficial ainda não esteja confirmado, a Praça Osório, no Centro de Curitiba, é o espaço mais provável para sediar a celebração. A definição será divulgada em breve.
Além de marcar um momento de fé, a festa promete um rico encontro cultural. Uma das atrações será o show com Pinduca, conhecido como “Rei do Carimbó”, acompanhado pelos seus filhos e pelo neto Xavier, com a Banda Maré Cheia. A presença dele representa a ponte entre gerações e o resgate de ritmos do Norte do Brasil.
O Círio de Nazaré, originário de Belém do Pará, é uma das maiores manifestações religiosas do país e reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil e da Humanidade pela UNESCO. A procissão principal ocorre anualmente no segundo domingo de outubro em Belém, atraindo milhões de devotos que participam de tradição marcada, entre outros símbolos, pela corda que os fiéis puxam para pagar promessas.
A Barraca da Amazônia — tradicional ponto de encontro dos sabores e da cultura paraense em Curitiba há mais de 20 anos — está envolvida no evento não apenas como realizadora, mas como elo visível da vivência cultural dos “nossos irmãos do Norte”. Tacacá, banais do Pará, música, dança e fé são alguns dos ingredientes esperados para compor a atmosfera da festa.
Para os curitibanos, será uma oportunidade de vivenciar algo novo, que mistura devoção e cultura, além de fortalecer laços de integração entre regiões brasileiras. A programação completa será divulgada em breve, e a expectativa é de que a Festa do Círio de Nazaré se estabeleça como um marco cultural de Curitiba, reunindo fé, música, ancestralidade e diversidade.