Atenção pais, responsáveis e jovens também! Jovens adultos adolescentes de 15 a 19 anos tem até o fim deste mês de dezembro para tomarem a vacina contra o HPV. Esse é um chamado para aqueles que não tomaram a vacina quando mais jovens (entre 9 e 14 anos). A imunização será feita através do SUS e é uma medida de extrema importância envolvendo a saúde.
Em Curitiba, 21,5 mil jovens ainda podem receber a dose, mas a média daqueles que procuraram as unidade de saúde até agora não chega a 1.700.
O Ministério da Saúde considera esse grupo como faltoso à campanha, já que a vacina está disponível desde 2014 para meninas e desde 2017 para meninos de 9 a 14 anos. Agora, quem perdeu a vacinação na idade recomendada tem a última oportunidade de se proteger gratuitamente pelo SUS. Na rede privada, cada dose da vacina pode ultrapassar mil reais.
Curitiba alcançou em 2025, o marco de 100% da cobertura vacinal contra o HPV entre crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. Mas esse não foi um marco que “caiu do céu”! Foram realizadas ações como busca ativa de não vacinados, vacinação em escolas, eventos públicos e trabalho de orientação às famílias sobre a importância da imunização.
O que é o HPV?
O HPV é o vírus responsável pela infecção sexualmente transmissível mais comum do mundo. Ele está ligado à maioria dos casos de câncer de colo do útero e também pode causar tumores em homens e mulheres. Muitas vezes, a infecção não apresenta sintomas e pode permanecer silenciosa por meses ou anos.
Estima-se que 80% das mulheres sexualmente ativas terão contato com o vírus em algum momento da vida. Por isso, a vacinação é considerada uma das formas mais eficazes de prevenção.
Tomar a vacina na infância e adolescência protege meninos e meninas antes do início da vida sexual, evitando contaminação e reduzindo o risco de vários tipos de câncer no futuro.





