Veículos fazem parte da premissa de redução de poluentes Entrou em operação na última sexta-feira (28) em Curitiba os testes com os ônibus da empresa chinesa BYD. O modelo articulado rodará sem passageiros, pelas rotas das linhas Interbairros II, Inter 2 e no Eixo Leste/Oeste da capital. Antes da circulação do ônibus, o prefeito em exercício de Curitiba, Eduardo Pimentel fez uma vistoria e deu uma volta no veículo na manhã de quinta-feira (27/4).
O modelo que está em teste não tem emissão de CO2 e, para o bem estar de quem anda nos transporte coletivo, não emitirá ruídos. Os ônibus elétricos são considerados o futuro da mobilidade urbana nos grandes centros urbanos e é uma das principais agendas promovidas pela Prefeitura de Curitiba para os próximos anos, pois fica dentro da premissa da redução de poluentes.
O teste dos ônibus da BYD marca o início da série de avaliações técnicas que servirão de sustentação para que seja feita a elaboração do edital de compra dos primeiros ônibus elétricos que comporão a nova frota municipal a partir de 2024. Os ônibus farão as linhas Inter II, Interbairros 2 e Eixo Leste Oeste, que transportam cerca de 370 mil pessoas por dia. A ideia inicial da Prefeitura de Curitiba é comprar 70 veículos elétricos.
Segundo o presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto, os primeiros ônibus elétricos adquiridos deverão trafegar na linha Interbairros II. O formato de aquisição ainda será definido. Além dos ônibus, a migração energética vai necessitar de infraestrutura de apoio, como pontos de recarga aos veículos.