A assembleia Legislativa do Paraná reuniu na última quinta-feira (20) representantes de torcedores, estudantes e pesquisadores em prol da campanha “Estádio Livre de assédio”. Realizada no Auditório Legislativo Deputado Rubens Recalcatti, a iniciativa da Deputada estadual Ana Júlia (PT) foi feita por uma audiência pública e aponta o reforço do combate ao assédio nos estádios de futebol paranaenses.
O projeto de Lei n.º 216/2024, apresentado em abril, busca de maneira geral ações educativas, preventivas e de lei que combate ao assédio sexual nos espaços esportivos, como praças e ginásios. Além disso, o encontro entre os parlamentares e os convidados trouxe como um dos principais pontos averiguar durante a audiência em que caminho o projeto está indo, e se precisa incluir mais pontos pertinentes a essa questão.
A audiência contou com grandes nomes sobre o tema para refletir sobre o projeto, assim como a proponente e presidente da audiência pública, deputada Ana Julia (PT), a representante do Coletivo Gurias do Couto, especialista em Direito Penal e Criminológico e assessora jurídica da Defensoria Pública do Estado do Paraná, doutora Giulia Oleani Benatti; a co fundadora do Coletivo Atleticaníssimas, integrante da Comissão de Direito Desportivo da OAB/PR e procuradora do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol de Campo, a representante da torcida organizada Os Fanáticos, Muriel Szymanski e a coordenadora da Associação Nacional das Torcidas Organizadas (ANATORG), Diovana Leite e muitos outros.