Na noite da última quarta-feira (29) foi inaugurado no Espaço Tarumã da Sanepar o Museu Planeta Água. A cerimônia teve as presenças do diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, do vice-governador do Paraná, Darci Piana dentre outras autoridades.
Instalado na primeira estação de tratamento de água do Paraná, no bairro Tarumã, o museu visa proporcionar aos visitantes uma experiência interativa e sensorial com informações sobre a água, desde a sua origem, destacando a importância da preservação desse recurso essencial para a sobrevivência humana. Ele é o primeiro museu interativo do Brasil com a temática água.
Uma das atrações do Museu é a escultura de um esqueleto de uma baleia azul, com 23 metros de comprimento, construída com mais de 40 mil itens de embalagens plásticas. Além disso, há um mapa mundi, com mais de 90 camadas de relevo da Terra e projeções em vídeo que abordam temas como o deslocamento humano sobre os mares, os lixos nos oceanos e os Rios Voadores da Amazônia.
As visitas ao museu começam a partir de setembro, onde escolas, mediante agendamento, poderão ver as exposições. O acesso ao público será possível somente a partir de novembro, igualmente com agendamento.
A proposta do Museu Planeta Água é ser um espaço não apenas de exposição e lazer, mas também de educação ambiental e conscientização da sociedade para a preservação e cuidado com a água. O recurso é extremamente essencial para a existência da vida na Terra, e informar, educar, conscientizar e sensibilizar as pessoas sobre a importância da água é a missão do Museu Planeta Água.
Sua criação foi aprovada pelo Ministério da Cultura e, além disso, o Museu Planeta Água poderá ser incorporado à Rede Mundial de Museus de Água – uma iniciativa da UNESCO – devido à sua importância para a conscientização.






