Uma sugestão da estudante Rita de Cássia Lesnhak, do Colégio Padre Giuseppe Bugatti, em União da Vitória, se transformou em lei no Paraná. A proposta, criada com orientação da professora Juliana Pessi Mayorca, prevê a implantação de um programa de orientação vocacional para alunos do ensino médio.
A ideia foi premiada em 2025 como destaque do projeto Geração Atitude e, neste ano, foi sancionada como Lei nº 22.973. O texto foi encampado pelos deputados Alexandre Curi e Hussein Bakri.
A nova legislação cria a Campanha Permanente Orienta Paraná, voltada a estudantes das redes pública e privada. O objetivo é ajudar os jovens no autoconhecimento, na escolha profissional e na construção de projetos de vida mais alinhados ao mercado de trabalho.
Entre as ações previstas estão oficinas, palestras, mentorias com profissionais, testes vocacionais gratuitos para alunos da rede pública, visitas técnicas e estágios de curta duração. Também estão previstas plataformas digitais com informações atualizadas sobre cursos e carreiras.
O projeto Geração Atitude é promovido pela Assembleia Legislativa do Paraná em parceria com o Ministério Público do Paraná e incentiva o protagonismo juvenil. A nova lei já está em vigor e poderá ser regulamentada pelo Governo do Estado.





