Durante o mês de fevereiro, a Prefeitura de Curitiba realiza novos mutirões do programa Curitiba Sem Mosquito, com ações de combate à dengue nas regionais Cajuru, Tatuquara, Pinheirinho e Boa Vista. A iniciativa envolve agentes de combate às endemias, que orientam os moradores, e caminhões do Meio Ambiente, responsáveis pelo recolhimento de entulhos.
A primeira ação acontece já na terça-feira (3/2), na área da Unidade de Saúde São Paulo, no bairro Uberaba, na Regional Cajuru. Antes do recolhimento, os agentes percorrem os quarteirões para informar a população sobre a dengue e orientar sobre o descarte correto dos materiais.
Ao longo do mês, o mutirão também passará por outras unidades de saúde do Cajuru, além das regionais Tatuquara, Pinheirinho e Boa Vista, alcançando dezenas de quarteirões. Em cada local, os moradores recebem orientações em dias anteriores ao recolhimento, que ocorre em data marcada.
Em janeiro, a ação esteve nas regionais Cajuru, CIC e Boqueirão, com a retirada de 66 toneladas de entulhos em cinco mutirões. A expectativa da prefeitura é realizar 100 mutirões até o fim de 2026. No ano passado, foram 66 ações e mais de 400 toneladas recolhidas.
Durante o mutirão, podem ser descartados móveis, eletrodomésticos, pneus (até dois por residência), materiais recicláveis e restos vegetais embalados. Já resíduos de construção civil, materiais tóxicos, veículos e resíduos orgânicos sem embalagem não são recolhidos.
A orientação é que os moradores coloquem os materiais para fora do imóvel somente no dia do recolhimento, facilitando o trabalho das equipes e ajudando no combate aos focos do mosquito da dengue.






