
No dia 29 de Março de 1693 o capitão Matheus Leme fundou a Vila Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. O motivo se deu pelo clamor das Ordenanças Portuguesas que ali viviam, que exigiam que a localidade fosse levantada a vila. Mais tarde, por volta do ano 1700 a região já estava mais desenvolvida, com a definição de rotinas e povoados. Com isso, o ouvidor Raphael Pires Pardinho decidiu dar nome à Vila, nomeando-a Kur yt yba, que quer dizer grande quantidade de pinheiros.

Com essa relevância na história da cidade, Matheus Leme e Raphael Pires Pardinho foram homenageados com seus nomes em espaços públicos da cidade.
Curitiba é povoada pelos mais variados povos que vieram do mundo afora. Alemães, franceses, suíços, poloneses, italianos, ucranianos, asiáticos foram extremamente importantes para darem vida no que Curitiba é hoje. A capital do Paraná é conhecida nacionalmente pelo exemplo na qualidade do transporte público onde com apenas uma passagem é possível se deslocar pela cidade inteira além da Região Metropolitana e no meio ambiente, com os seus 43 parques públicos. Todos os parques da cidade formam um ótimo cenário para sessões de fotos.

Hoje Curitiba completa 329 desde a decisão de Mathues Leme em levantar o povoado em Vila. A jovem senhora segue trazendo orgulho para seus moradores, como o recente reconhecimento pela Smart City Latam Awards 2021 como a cidade mais inteligente da América Latina.