Pessoas com deficiência, aposentados por invalidez e pessoas com patologias crônicas precisam ficar atentos ao prazo de renovação do cartão-transporte Isento em Curitiba. Os cartões vencidos em janeiro de 2026 e que não foram renovados serão bloqueados pela Urbanização de Curitiba (Urbs) a partir do dia 15 de fevereiro. Atualmente, 1.130 cartões estão vencidos e ainda não tiveram a renovação solicitada.
Hoje, estão ativos 18.675 cartões destinados a pessoas com deficiência, com patologias crônicas ou aposentadas por invalidez. A renovação do benefício é feita de acordo com o mês de aniversário do titular do cartão.
Para renovar, é necessário fazer um agendamento prévio em um dos postos de atendimento da Urbs, por meio do serviço Agenda Online. A emissão ou renovação só ocorre com a presença do titular, para coleta de foto, e mediante apresentação do formulário de encaminhamento para isenção tarifária, fornecido por escolas municipais de Educação Especial, Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Fundação de Ação Social (FAS) ou pelo Ambulatório Encantar, da Secretaria Municipal da Saúde.
Têm direito à isenção tarifária pessoas com deficiência física, intelectual, auditiva, visual, com transtorno do espectro autista, deficiência múltipla ou patologias crônicas, desde que a renda familiar bruta mensal seja de até três salários mínimos. A lista completa das deficiências contempladas e as orientações para renovação estão disponíveis no site da Urbs.
A Urbs reforça que a renovação do cartão é exigida apenas para pessoas com deficiência. Para idosos com 65 anos ou mais, não é necessário renovar cadastro nem realizar prova de vida, já que a identificação dos usuários é feita por biometria facial nos validadores do transporte coletivo.






